Com certeza, esta é mais uma das que não deveriam faltar jamais!
Melhor banda power trio de todos os tempos formada em Minneapolis nos EUA durante o começo dos 80 pelo grande compositor Bob Mould na guitarra e nos vocais, Grant Hart na bateria, também junto com os vocais e o baixista bigodudo sosia do Luigi chamado Greg Norton.
A discografia da banda se resume no total de 8 albuns (incluindo um EP deles), todas espetaculares. Dificil escolher a melhor de todos os albuns. Mas a pior, com certeza não existe nenhuma, isso eu garanto.
A sonoridade da banda passa pela fase mais hardcore pauleira e agressiva durante o começo, amenizando com mais calma o seu som na seqüencia dos seus discos pra frente, aos poucos tendo uma forte influência de punk rock como eram os Buzzcocks e Ramones, puxando pela psicodelia dos Beatles e The Byrds até o final da carreira, sendo assim, tornando-se mais uma banda inigualavél diante das suas misturas.
É possivel que os três ultimos da carreira desta fase (pra mim a melhor) como "Flip Your Wig" de 85, "Candy Apple Grey" de 86 e "Warehouse" de 87 também se enquadrariam no seu estilo powerpop. Afinal, Husker Dü também seria mais uma banda powerpop? Para alguns fãs principalmente de powerpop, uns concordam enquanto outros discordam. Enfim, esta é mais uma daquelas bandas que não tem a definição exata do seu estilo na musica.
"New Day Rising" também de 85, que contém faixas das musicas da fase mais hardcore e ao mesmo experimental com sua guitarra distorcida até o ultimo volume, foi classificado na lista como um dos 500 albuns de todos os tempos pela num livro lançado pela "Rolling Stone".
"Zen Arcade" de 84, considerado um dos melhores albuns da carreira, também foi classificado possivelmente uma das pioneiras do emocore, ou mais especificamente um "proto-emo" junto com as bandas da mesma época que surgiram um pouco depois como "Rites of Spring", "Embrace", "Fugazi" "Hot Water Music", etc. Porém estas mesmas citadas são as que mais representam o nome nesse nesse estilo e os Huskers estão longe de ser mais uma das bandas emocore, na minha opinião.
Enfim! Para quem ainda não ouviu compartilho 2 albuns espetaculares da banda, porém até então, menos destacadas na discografia da banda. "Metal Circus" um Ep da banda lançada 83, com a sua furia mais hardcore e acelerada da banda e "Candy Apple Grey" de 86, passando pela fase mais powerpop, eu descreveria assim. Uma outra dica para quem gosta dos contemporâneos R.E.M., que é considerado uma das bandas mais similares do Hüsker Dü. Em breve também postarei algo do The Replacements, uma outra banda similar da mesma terra natal de Minneapolis.
Curiosidade: A origem do nome "Hüsker Dü" vem de uma linguagem dinarmaques na qual o seu significado em português é a frase "Você se lembra?". A banda pegou este nome num jogo tabuleiro de xadrez da origem da Dinamarca e assim então transformando este nome como uma das bandas mais fodasticas de todos os tempos.
Em breve, mais discos desta grande banda!!!
Até mais.
Hüsker Dü - Metal Circus (Ep) (1983)
***Faixas***
1 - Real World
2 - Deadly Skies
3 - It's Not Funny Anymore
4 - First Of The Last Calls
5 - Lifeline
6 - Diane
7 - Out Of Limb
Hüsker Dü - Candy Apple Grey (1986)
1 - Crystal
2 - Don't Want To Know If You Are Lonley
3 - I Don't Know For Sure
4 - Sorry Somehow
5 - Too Far Down
6 - Hardly Getting Over It
7 - Dead Set On Destruction
8 - Eiffel Tower High
9 - No Promise Have I Made
10 - All This I've Done For You
2 - Don't Want To Know If You Are Lonley
3 - I Don't Know For Sure
4 - Sorry Somehow
5 - Too Far Down
6 - Hardly Getting Over It
7 - Dead Set On Destruction
8 - Eiffel Tower High
9 - No Promise Have I Made
10 - All This I've Done For You
Nenhum comentário:
Postar um comentário